quarta-feira, 16 de abril de 2008

Propagar informações independente da veracidade, é alma do negócio

“Antes de tudo, o que importa é chegar na frente do concorrente, e alimentar o sistema com dados novos.Os meios de comunicação, segundo a jornalista Sylvia Moretzohn preocupam-se cada vez mais em propagar informações na mídia,independente da veracidade do fatos.As mudanças estruturais que as mídias vem atravessando em todo mundo são características fundamentais para o bom entendimento de o porquê meios de comunicação como o Terra,por exemplo, ter se transformado em um simples meio de propagação de notícias,importando-se apenas com a velocidade com que as mesmas são transmitidas aos leitores.Sites como o próprio Terra divulgam inúmeras notícias em questão de segundos,muitas delas falsas ou mal apuradas.A pressa em sair na frente e divulgar a informação na mída antes que outro meio o faça,tem sido prática constante e a quantidade de informações errôneas tem triplicado nos últimos anos.O problema é que estas mídias ao perceberem o erro, simplismente reescrevem as matérias, esquecendo que antes disto milhares de pessoas no mundo já absorveram estas informações” resultando muitas vezes em consequências catastróficas.”Infelizmente este problema nunca terá fim,uma vez que a sociedade em sua maioria acredita cegamente no que a mídia diz e esvreve.

Nenhum comentário: